sábado, 18 de julho de 2009

Reflexão Crítica

No âmbito da Acção de Formação – Exploração de Gráficos e Imagens na Matemática contactei com alguns programas que serão uma mais-valia no contexto de sala de aula e que, de certo, enriquecerão o processo ensino/aprendizagem do qual sou parte integrante.
O objectivo principal desta acção seria mostrar o quanto podemos a todo o momento melhorar a qualidade das nossas aulas e captar a atenção dos alunos, diversificando os recursos usados e recorrendo, acima de tudo, às tecnologias.
Na minha opinião, a abordagem foi bastante positiva já que o formador tentou sempre ir ao encontro das necessidades de cada formando e ter em conta o rumo que o grupo gostaria de dar a estas horas formativas. Assim, considero que se desenvolveram momentos bastante enriquecedores de aquisição de novos conhecimentos bem como do aprofundar de outros.
No decorrer da acção não senti dificuldades em explorar os programas trabalhados. Apesar de não ter sido uma novidade para mim, a construção de um blog permitiu-me desenvolver potencialidades que desconhecia e que, de futuro, pretendo continuar a aprofundar. A elaboração de um filme foi o projecto que mais me interessou e aquele que me irá permitir dar seguimento a algumas ideias que entretanto foram surgindo. Também os programas de manipulação de sólidos geométricos, aliados a outros que nos foram dados a conhecer, são uma fonte de recursos que devidamente combinados podem resultar em materiais com bastante potencial e dignos de captar o interesse e a atenção dos nossos alunos.
Desta forma, considero que além de tudo o que aprendi nesta formação, ela serviu acima de tudo para nos mostrar da necessidade da constante actualização dos nossos conhecimentos ao nível informático e que, não sendo esta uma meta difícil de atingir, com certeza terá bastante retorno por parte dos nossos alunos.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Contar quadrados


Quantos quadrados vê na figura?
E quantos quadrados contêm o ponto?
Este tipo de proposta de actividade pode ser usada em vários momentos das aulas de Matemática.
Além de estimular todos alunos, incluindo os mais desmotivados, permite trabalhar a forma como organizamos o nosso raciocínio e a sequencialização de tarefas.


Tangram

Este vídeo surgiu a partir de uma transparência que elaborei para auxiliar um grupo de formandos na construção de um Tangram aquando da introdução do conceito de figuras equivalentes.

A passagem de transparência para vídeo prende-se com a necessidade de actualização dos meios utilizados na sala de aula.

A visualização dos passos a seguir na construção, enquanto ouvem a narração pela voz do professor, irá prender a atenção dos alunos e prentende-se que torne esta actividade mais apelativa e de compreensão facilitada.

A Matemática na Natureza

A Matemática surge naturalmente à nossa volta. Ela encontra-se numa árvore, numa folha, numa flor, ...
Simetria

Cubo

Pentágono
Paralelismo


Ângulo agudo


Triângulo


domingo, 12 de julho de 2009

Poema - A Geometria

Vê lá que atrapalhação,
Disparate e confusão
Este mundo não seria
Se um dia, de repente,
Por loucura toda a gente
Esquecesse a geometria!

O carpinteiro João
Não podia pôr no chão
Uma mesa que servisse.
E a janela, coitada,
Jamais era consertada
Se um vidro se partisse.

Queria a gente uma jaqueta
Não importa azul ou preta
Mas nem curta nem comprida
Sem a Geometria – apostas? –
Vinha com mangas nas costas
Nunca ficava à medida.

O operário na construção
Do telhado ao rés-do-chão
Que fazer já não sabia.
A porta nunca fechava;
A parede desabava;
A escada não existia.

Andaria tudo torto
E até mesmo no desporto
Haveria muito azar.
No futebol, que cachola,
Não se conhecia a bola
Que se havia de chutar.

E para haver harmonia
É preciso Geometria,
Usá-la a todo o momento.
Para a podermos estudar
Iremos utilizar
Olhos, mãos e pensamento.

Geometria é uma ciência
Quer amor e paciência
Passa de avós para netos.
Suas principais funções:
Estudar formas e dimensões
De todos os objectos.

Mas no mundo há formas tantas
Nos cristais e nas plantas
Nas pessoas, nos tostões!
E nenhuma é perfeita
Pois se a gente à lupa espreita
Vê que há sempre imperfeições!

Formas simples e perfeitas
Que em Geometria aproveitadas
Só na ideia são vividas.
Não são coisas reais
Mas figuras ideais
Com que as coisas são parecidas.

António Monteiro