No âmbito da Acção de Formação – Exploração de Gráficos e Imagens na Matemática contactei com alguns programas que serão uma mais-valia no contexto de sala de aula e que, de certo, enriquecerão o processo ensino/aprendizagem do qual sou parte integrante.
O objectivo principal desta acção seria mostrar o quanto podemos a todo o momento melhorar a qualidade das nossas aulas e captar a atenção dos alunos, diversificando os recursos usados e recorrendo, acima de tudo, às tecnologias.
Na minha opinião, a abordagem foi bastante positiva já que o formador tentou sempre ir ao encontro das necessidades de cada formando e ter em conta o rumo que o grupo gostaria de dar a estas horas formativas. Assim, considero que se desenvolveram momentos bastante enriquecedores de aquisição de novos conhecimentos bem como do aprofundar de outros.
No decorrer da acção não senti dificuldades em explorar os programas trabalhados. Apesar de não ter sido uma novidade para mim, a construção de um blog permitiu-me desenvolver potencialidades que desconhecia e que, de futuro, pretendo continuar a aprofundar. A elaboração de um filme foi o projecto que mais me interessou e aquele que me irá permitir dar seguimento a algumas ideias que entretanto foram surgindo. Também os programas de manipulação de sólidos geométricos, aliados a outros que nos foram dados a conhecer, são uma fonte de recursos que devidamente combinados podem resultar em materiais com bastante potencial e dignos de captar o interesse e a atenção dos nossos alunos.
Desta forma, considero que além de tudo o que aprendi nesta formação, ela serviu acima de tudo para nos mostrar da necessidade da constante actualização dos nossos conhecimentos ao nível informático e que, não sendo esta uma meta difícil de atingir, com certeza terá bastante retorno por parte dos nossos alunos.
O objectivo principal desta acção seria mostrar o quanto podemos a todo o momento melhorar a qualidade das nossas aulas e captar a atenção dos alunos, diversificando os recursos usados e recorrendo, acima de tudo, às tecnologias.
Na minha opinião, a abordagem foi bastante positiva já que o formador tentou sempre ir ao encontro das necessidades de cada formando e ter em conta o rumo que o grupo gostaria de dar a estas horas formativas. Assim, considero que se desenvolveram momentos bastante enriquecedores de aquisição de novos conhecimentos bem como do aprofundar de outros.
No decorrer da acção não senti dificuldades em explorar os programas trabalhados. Apesar de não ter sido uma novidade para mim, a construção de um blog permitiu-me desenvolver potencialidades que desconhecia e que, de futuro, pretendo continuar a aprofundar. A elaboração de um filme foi o projecto que mais me interessou e aquele que me irá permitir dar seguimento a algumas ideias que entretanto foram surgindo. Também os programas de manipulação de sólidos geométricos, aliados a outros que nos foram dados a conhecer, são uma fonte de recursos que devidamente combinados podem resultar em materiais com bastante potencial e dignos de captar o interesse e a atenção dos nossos alunos.
Desta forma, considero que além de tudo o que aprendi nesta formação, ela serviu acima de tudo para nos mostrar da necessidade da constante actualização dos nossos conhecimentos ao nível informático e que, não sendo esta uma meta difícil de atingir, com certeza terá bastante retorno por parte dos nossos alunos.
